O orisá é movido a cânticos, a dança e ao gestual, mas atrás disso tudo tem a religiosidade, que é a fé, o nosso respeito ao orisás, a Orunmilá, ao ogbi e ao orogbô, a dança que representamos ao povo, é como se fosse um folclóre, mas o ritual dele é o asé, que é importante e não pode faltar.""A gente so é alguma coisa dentro do candomblé, mediante os nossos orisás, a força são deles e a fé e sua.
As pessoas do santo precisam se conscientizar que santo não é dinheiro, santo não é casa chique, santo é asé, casa chique a gente vai fazendo com o decorrer dos anos com bom gosto, vai cuidando bem de seu santo, seu santo vai ajudando, vai favorecendo, vai protegendo e você vai crescendo, e quanto mais a gente cresce dentro do santo, a gente se da mais ao santo. Eu desejo para todas as Iyalorisás, Babalorisás, Dotés e Donéias, Pejigan, Ogãns, toda pessoa do santo, seja em qual nação for, porque eu acho que todas as nações, uma é igual à outra; Eu quero que Oromilá, Já, Jagun , Ajaguna e Odé que nos proteja, nos faça feliz, que nos dê boa sorte, que todos sejam felizes assim como eu sou. Tenho orgulho sim de ser seu Filho Ogun e não tenho vergonha de esconder minha religião. Como eu digo não fiz Ogun eu nasci de Ogun para felicidade e vitória aqui no Ayie.
"Chaparral D´Ogun"
Filho do Ilê asé Ode Arewa Aiye
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